Muito se fala de “viver do que ama”, “trabalhar com o que gosta e ser feliz frequentemente”. “Trabalhe com o que ama e não trabalhará um único dia de sua vida” bullshit.
Ok, antes de tudo, quero deixar claro que aqui se trata de uma opinião minha (Rodrigo Florencio) sobre o tema. Porem baseado em meus 29 anos de vida e 10 anos de carreira. Então se você tem uma opinião contraria da minha, tudo bem, eu respeito de coração.
Faça aquilo que você ama, que arde o coração e que lhe faz querer levantar todas as manhãs. Mas siga o dinheiro
Rodrigo Florencio
Eu ao logo dos anos venho tentando trabalhar com o que eu amo. Mas por muitas vezes tive que abandonar meus projetos e trabalhar com outras coisas que me fornecesse recursos para continuar vivendo.
Pagar dividas, me alimentar, realizar mini sonhos… Em fim SOBREVIVER acredito que a palavra correta é essa.
Já fui estoquista, já trabalhei carregando e descarregando pneus em uma loja de pneus, já entreguei panfletos, já dei aulas de capoeira… você entendeu, me virei. Mas sempre tive como paixão a arte, a foto o vídeo. E esse era meu real sonho. Era com isso que eu gostaria de viver.
E hoje posso dizer que estou vivendo essa fase, mas já para adiantar para vocês que desejam vive do que ama. Não é fácil!
Sim você vai sentir dores mesmo trabalhando com o que ama, você vai chorar mesmo trabalhando com o que ama, você vai se desmotivar mesmo trabalhando com o que você ama. Por isso meu alerta a você que parou para pensar sobre isso agora é:
Descubra qual o seu proposito de vida, mas não se apegue a querer lucrar com ele. Viva ele, não se pressione a não fazer outra coisa em paralelo em quanto você não está tendo o retorno financeiro. Assim como também não deixe de fazer o que ama. Não é impossível trabalhar para ter sustento, e viver sua paixão em paralelo. São milhares de pessoas no mundo fazendo isso. E se uma pode outras também podem. Não exija de si mais do que pode. Um dia você pode encontrar a formula correta para viver do que ama. Só não trave na vida buscando isso, tendo outras oportunidades em volta. E durante essa caminhada se capacite, pesquisa, busque modelos e inspirações. Se descubra e vá atrás que eu garanto que você encontrará a saída e poderá assim como eu, ter o privilégio de conseguir unificar paixão e profissão.
E sobre o papel de empreendedor, se é esse o seu desejo (e é o que recomendo). É de uma dificuldade enorme, de um gral de responsabilidade absurda. Mas o retorno satisfatório e financeiro é proporcional.