A importância de uma excelente edição na fotografia

Edição e seu diferencial no mercado

Clique no slide a cima e arraste para ver a diferença do antes para o depois dessa imagem.

   Bom, em primeiro lugar não é uma regra. Ainda se defende muito que um bom fotografo é aquele que faz um click perfeito e que apenas com esse click seu trabalho estava concluído e não precisaria de edição.

   E se pararmos para pensar realmente seria muito perfeito. Pois você não precisaria gastar horas diante um computador para deixar suas imagens atraentes.
   Mas o mercado está muito mais exigente. Vivemos uma época em que é mais importante mostrar o artístico, o lúdico o belo. Do que simplesmente a realidade. É como se a realidade já tivesse sido ultrapassada. Existe muitas comparações e muitos exemplos a serem seguidos.

   Mas o foco dessa publicação não falar a respeito desse novo padrão. E sim sobre a importância de você viver ele. Fotografo como um diferencial de mercado para ter mais relevância para os clientes. E para as pessoas que buscam fotógrafos com esse diferencial para ter fotos ainda mais bonitas em suas redes sociais e/ou álbum de família.

Abaixo alguns pontos a respeito

   Nem sempre será preciso horas de pós-produção (edição) na imagem. Muitas vezes são detalhes simples mas que faz total diferença na imagem. Uma remoção de materiais indesejados, remoção daquela espinha que não faz parte da característica física da pessoa que está sendo fotografada, a cor de uma determinada coisa que não lhe agradou ou pior… Não agradou ao teu cliente. Muitas vezes são realmente apenas detalhes para fazer sua foto sair de uma foto básica para uma imagem de emoldurar em um quadro de 90×60 na parede da tua sala.

   Um segredo sobre a pós-produção com relação a tua câmera. Tua câmera faz uma edição básica para te trazer aquele resultado que ela mostra. Seja qual câmera for. Um celular, uma câmera profissional… Não importa ela por si só já faz um pré-tratamento na imagem de acordo com o que ELA acha que está correto. Então na edição é VOCÊ trazer para o resultado final o que VOCÊ acha que melhor se enquadra naquele click. (“Ah, mas sou fotografo e faço as fotos em RAW. Então a câmera não edita”). Então, o resultado no vistor da câmera é a edição dela. Mas se você faz em RAW já sei que vai levar para a pós. (;

   Mas existem mais possibilidades do que apenas uma simples remoção de espinha, ou alteração de cor. Estamos falando de realmente criar algo lúdico. Bonito e atraente. Algo que mais parece um sonho impresso. As possibilidades são realmente infinitas quando você domina as ferramentas de edição. Você pode criar algo nunca visto por outra pessoa. Utilizando sua imaginação para isso.

   E fazer seu cliente viajar com você por esse mundo que você mesmo criou.

   Então do básico ao avançado, a edição de imagens tem que fazer parte do teu trabalho como fotografo. Isso não te faz ser menos fotografo por ter que trabalhar um click que você fez. E sim faz você evoluir como profissional e ser querido pelos teus cliente por se preocupar em se desenvolver e evoluir para entregar ainda mais qualidade para eles nos teus trabalhos.
   Vai aparecer deles que vai querer as imagens reais sem tratamento. Mas lembre-se a câmera entrega o que ELA acha que é certo. Esteja você no controle. Não precisa alterar a realidade da foto. Mas na pós é que você decide que cor você quer que predomine na imagem ou qual a exposição que melhor se adequa aquela imagem. 

Show CommentsClose Comments

Leave a comment